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Trabalhos Científicos

TRABALHOS CIENTÍFICOS

Coordenadores: Dr. Silvio de Alencar Marques e Dr. Dilhermando Augusto Calil

Para fazer a submissão, deverá estar inscrito na RADESP.

Acesse a área reservada de sua inscrição com o Login (CPF) e Senha (criada ao fazer sua inscrição), e clique  em “Submissão de Trabalhos”.

Caso não lembre a senha, solicite através do e-mail: cadastro@sbd-sp.org.br

NORMAS GERAIS

  • Os trabalhos deverão ser inscritos eletronicamente, utilizando o sistema on-line disponível no site www.radesp.com.br, no período de 18/07/2019 à 18/08/2019.
  • Pelo menos um dos autores deve ser sócio titular, aspirante, ou residente e/ou especializando de serviço credenciado da SBD, ou ainda sócio titular (consultório) e obrigatoriamente, estar inscrito na RADESP
  • Deverão ser inéditos, ou seja, não apresentado em Congresso Nacional, Internacional ou já publicado.
  • Os trabalhos deverão ter sido realizados e serem oriundos de Serviços Credenciados da Sociedade Brasileira de Dermatologia ou ainda de consultórios particulares.
  • O título deverá ser completo, omitindo informações institucionais e de autoria do trabalho, a fim de assegurar o anonimato. Da mesma forma o Resumo e Corpo do Texto devem omitir informações institucionais e de autoria do trabalho, a fim de assegurar o anonimato.
  • Trabalhos com resultados e conclusões indefinidos não serão aceitos para o julgamento.
  • Trabalhos incompletos ou com expressões do tipo “os resultados serão apresentados posteriormente”, não serão considerados.
  • Não é necessário inserir o trabalho de uma vez só. Pode-se retornar ao sistema quantas vezes forem necessárias para editar ou completar o trabalho. Quando o autor decidir que o trabalho está completo, deverá clicar na opção FINALIZAR da página.
  • Os trabalhos selecionados serão apresentados na forma de PÔSTER IMPRESSO EM PAPEL (pôster clássico) e as regras serão informadas aos autores .

CATEGORIAS:

  • Trabalho de Investigação
  • Trabalho de Investigação – Dermatologia Clínica – Prêmio Prof. Raymundo Martins Castro
  • Trabalho de Investigação – Dermatologia Pediátrica – Prêmio Prof. Fausto João Forin Alonso
  • Trabalho de Investigação – Dermatologia Cirúrgica – Prêmio Dr. Yassunobu Utiyama
  • Trabalho de Investigação – Dermatologia Sanitária – Prêmio Dr. Diltor Vladimir Araujo Opromolla
  • Tese de Doutorado e Mestrado – Prêmio Prof. Sebastião de Almeida Prado Sampaio
  • Mini Comunicação ou Mini Caso – Prêmio Profª Neusa Lima Dillon
  • Concurso de Fotografia – Tema das fotos: Dermatologia

AVALIAÇÕES

Os resumos serão avaliados/selecionados de forma anônima por pareceristas ad-hoc da Comissão Científica da SBD-RESP, de acordo com os seguintes critérios:

  1. Interesse para a Especialidade
  2. Mérito científico
  3. Metodologia
  4. Clareza e correção do texto

IMPORTANTE: Trabalhos inacabados, com resultados e conclusões indefinidos ou com expressões do tipo “os resultados serão apresentados” não serão aceitos para a avaliação.

PATROCÍNIOS

  • É vedada a distribuição de material promocional de empresas patrocinadoras dos apresentadores.
  • Os fármacos citados deverão ser identificados pelo seu nome químico.
  • Quando os trabalhos envolverem a eficácia terapêutica de qualquer medicamento ou produto comercial, o conflito de interesses, quando presente, deverá ser manifestado pelos autores.
  • Não será permitida a veiculação de anúncios citando os trabalhos apresentados no Evento sem autorização formal da SBD-RESP.

DIVULGAÇÃO

  • Os resumos serão divulgados exatamente da forma como foram encaminhados.
  • Não serão aceitos pedidos de modificações (nomes ou títulos) após o recebimento dos trabalhos.

CERTIFICADOS

  • Será entregue apenas 01 Certificado por trabalho apresentado, constando neste o nome dos autores.

AUTORES

  • Limite máximo: 06 autores.

Cada autor ou co-autor poderá apresentar quantos trabalhos quiser.

  • Pelo menos um dos autores deve ser sócio titular, aspirante, ou residente e/ou especializando de serviço credenciado da SBD, ou ainda sócio titular (consultório) e obrigatoriamente, estar inscrito na RADESP.

PREMIAÇÕES

  • Os trabalhos selecionados, de forma anônima, receberão prêmios em espécie.
  • A premiação acontecerá na 24ª RADESP, dia 12/10/2019.

ÁREAS DE CONHECIMENTO

Deve ser escolhida a área de conhecimento que mais se relaciona com a natureza do trabalho quer seja minicomunicação, investigação ou dissertação/tese.

– Dermatologia Pediátrica

– Dermatologia Clinica

– Dermatologia Cirúrgica

– Dermatologia Sanitária

FINALIZAÇÃO DA SUBMISSÃO

Não é necessário inserir o trabalho completo de uma só vez. Pode-se retornar ao sistema quantas vezes forem necessárias para editar ou completar o trabalho até ser marcado como finalizado.

Quando o autor decidir que o trabalho está completo e pronto para avaliação, deve marcá-lo como finalizado e clicar na opção FINALIZAR, na página, após o que não como modificar o trabalho.

Os trabalhos que não forem marcados como finalizados até a expiração da data limite da submissão (18/agosto/2019) não serão considerados para avaliação.


ALERTA AOS AUTORES:
Atenção à sistemática de submissão, não enviando trabalhos incompletos ou duplicando a submissão.
O autor que inscreveu o trabalho será notificado pelo e-mail cadastrado, do recebimento dos trabalhos completos logo após sua FINALIZAÇÃO.

PROCESSO DE JULGAMENTO, CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

Os trabalhos que preencherem as regras serão avaliados de forma cega, on-line por pareceristas ad hoc designados pela Comissão Científica. Os 10 melhores trabalhos de cada categoria serão novamente avaliados por segunda Banca de avaliadores, novamente às cegas, on-line, que definirão os trabalhos premiados. O número de trabalhos aceitos vai depender do espaço que for destinado aos pôsteres.

NORMAS PARA ENVIO

MINI CASO (RELATO DE CASO CLÍNICO):

O trabalho deve ser inédito, em Português ou Inglês, com no máximo 06 autores.

Mini Caso, série de casos ou proposições de técnicas diagnósticas e terapêuticas, estruturados segundo os tópicos:

TÍTULO: Independente da categoria, deverá ser objetivo e informativo e será objeto de pontuação. Não deve conter abreviações e siglas não usuais e deve omitir informações institucionais e de autoria, afim de que fique assegurado o anonimato na avaliação.

Estão disponíveis até 200 caracteres para digitação do título.

– RESUMO: Independente da categoria, o texto do resumo deverá ser ESTRUTURADO, compreendendo obrigatoriamente o preenchimento de todos os campos, respeitando o limite no máximo, 1400 CARACTERES, incluindo espaços e pontuação e deve omitir informações institucionais e de autoria, afim de que fique assegurado o anonimato na avaliação.

CORPO DO TEXTO: Independente da categoria, o texto deverá ser ESTRUTURADO, compreendendo obrigatoriamente o preenchimento de todos os campos, respeitando o limite no máximo de 5000 CARACTERES, incluindo espaços e pontuação e deve omitir informações institucionais e de autoria, afim de que fique assegurado o anonimato na avaliação.

IMPORTANTE: Não incluir no Título, Resumo e Corpo do Texto abreviaturas não uniformizadas na literatura dermatológica, números de referências bibliográficas, elementos que identifiquem os pacientes (iniciais), instituição ou autores.

ATENÇÃO: A IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA E DO SERVIÇO DE ORIGEM IMPLICARÁ EM DESCLASSIFICAÇÃO DO TRABALHO.

I – ESTRUTURA DO RESUMO:

  1. Fundamentos
  2. Relato do caso
    • Discussão

II – ESTRUTURA DO CORPO DO TEXTO:

  • Introdução (Fundamentos + motivo da apresentação)
  • Relato do caso
  • Discussão
  • Referências

Exemplo:

Fundamentos Estado atual do conhecimento sobre o tema apresentado e sua importância.
Motivo da Comunicação Razão que justifica a apresentação. Por exemplo, raridade, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas.
Relatos do(s) caso(s) História e evolução (caso clínico – sem iniciais do paciente) (procedência; cor do paciente; profissão; estado civil: informar apenas se tiver relevo para o caso), descrição de nova técnica diagnóstica ou nova abordagem terapêutica
Discussão Argumentos sobre achados clínicos e laboratoriais, diagnósticos e tratamentos; vantagens/desvantagens de método diagnóstico/terapêutico
Referências Máximo de 10 referências que devem ser incluídas no formato Vancouver

III- Figuras e Tabelas

Haverá campo específico para up-load de imagens, tabelas e gráficos. Até o máximo de 06 figuras/tabelas e que devem ser referenciadas no corpo do texto.

As imagens devem ser submetidas na extensão JPG com no máximo 500 Kb e resolução de 800 x 600. Há que serem tomadas precauções quanto à possível identificação do paciente.

Tabelas devem ser submetidas em arquivos tipo DOC (MS Word 2003).

A qualidade das imagens será valorizada para efeito de pontuação.

TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

O trabalho deve ser de investigação, inédito, em Português com no máximo 06 autores, estruturado segundo os tópicos abaixo e tanto o Resumo quanto o Corpo do Texto devem omitir informações institucionais e de autoria, afim de que fique assegurado o anonimato na avaliação.

TÍTULO: Independente da categoria, deverá ser objetivo e informativo e será objeto de pontuação. Não deve conter abreviações e siglas não usuais e deve omitir informações institucionais e de autoria, afim de que fique assegurado o anonimato na avaliação.

Estão disponíveis até 200 caracteres para digitação do título.

– RESUMO: Independente da categoria, o texto do resumo deverá ser ESTRUTURADO, compreendendo obrigatoriamente o preenchimento de todos os campos, respeitando o limite no máximo, 1400 CARACTERES, incluindo espaços e pontuação e deve omitir informações institucionais e de autoria, afim de que fique assegurado o anonimato na avaliação.

CORPO DO TEXTO: Independente da categoria, o texto deverá ser ESTRUTURADO, compreendendo obrigatoriamente o preenchimento de todos os campos, respeitando o limite no máximo de 5000 CARACTERES, incluindo espaços e pontuação e deve omitir informações institucionais e de autoria, afim de que fique assegurado o anonimato na avaliação.

IMPORTANTE: Não incluir no Título, Resumo e Corpo do Texto abreviaturas não uniformizadas na literatura dermatológica, números de referências bibliográficas, elementos que identifiquem os pacientes (iniciais), instituição ou autores.

ATENÇÃO: A IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA E DO SERVIÇO DE ORIGEM IMPLICARÁ EM DESCLASSIFICAÇÃO DO TRABALHO.

 

  • I – Estrutura do Resumo:
  1. Fundamentos
  2. Material ou casuística e métodos
  3. Resultados
  4. Discussão
  • II – Estrutura do Corpo do Texto

1- Introdução (Fundamentos e objetivos)

2- Material ou casuística e métodos

3- Resultados

4-Discussão

5-Conclusões

6-Referências

III- Figuras e Tabelas

  • Haverá campo específico para up-load de imagens, tabelas e gráficos. Até o máximo de 06 figuras/tabelas e que devem ser referenciadas no corpo do texto.
  • As imagens devem ser submetidas na extensão JPG com no máximo 500 Kb e resolução de 800 x 600. Há que serem tomadas precauções quanto à possível identificação do paciente.
  • Tabelas devem ser submetidas em arquivos tipo DOC (MS Word 2003).
  • A qualidade das imagens será valorizada para efeito de pontuação.

Exemplo:

Fundamentos Estado atual do conhecimento, importância e o principal problema abordado no estudo.
Objetivos Qual a finalidade do estudo.
Métodos Métodos de investigação utilizados no estudo.
Resultados Quais os achados mais importantes.
Conclusões Quais as conclusões mais importantes do estudo.
Referências Máximo de 15 referências que devem ser incluídas no formato Vancouver

TESE DE DOUTORADO e DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Trabalho original inédito, em Português), produto de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, já defendidos ou em fase de conclusão e, tanto o Resumo quanto o Corpo do Texto devem omitir informações institucionais e de autoria, afim de que fique assegurado o anonimato na avaliação.

O autor deve ser o candidato aprovado na dissertação de mestrado ou na defesa de tese de doutorado. Só será aceito um trabalho por autor e por categoria (Mestrado ou Doutorado).

Poderão concorrer dissertações de mestrado ou teses de doutorado finalizadas e aprovadas nos respectivos programas de pós-graduação (senso estrito) a partir de 2006. O trabalho deve vir acompanhado por declaração de conclusão do mestrado ou doutorado emitido pelo respectivo Programa de Pós-graduação.

  • I – Estrutura do Resumo:
  1. Fundamentos
  2. Material ou casuística e métodos
  3. Resultados
  4. Discussão
  • II – Estrutura do Corpo do Texto

1- Introdução (Fundamentos e objetivo)

2- Material ou casuística e métodos

3- Resultados

4-Discussão

5-Conclusões

6-Referências

Exemplo:

Fundamentos Estado atual do conhecimento, importância e o principal problema abordado no estudo.
Objetivos Qual a finalidade do estudo.
Métodos Métodos de investigação utilizados no estudo.
Resultados Quais os achados mais importantes.
Conclusões Quais as conclusões mais importantes do estudo.
Referências Máximo de 20 referências que devem ser incluídas no formato Vancouver

 

III- Figuras e Tabelas

  • Haverá campo específico para up-load de imagens, tabelas e gráficos. Até o máximo de 10 figuras/tabelas e que devem ser referenciadas no corpo do texto.
  • As imagens devem ser submetidas na extensão JPG com no máximo 500 Kb e resolução de 800 x 600. Há que serem tomadas precauções quanto à possível identificação do paciente.
  • Tabelas devem ser submetidas em arquivos tipo DOC (MS Word 2003).
  • A qualidade das imagens será valorizada para efeito de pontuação.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

  • Poderão participar do Concurso médicos Associados da SBD e residentes/estagiários de Serviços Credenciados da SBD.
  • Cada participante poderá concorrer com até 03 (três) fotografias.
  • Tema das fotos: DERMATOLOGIA
  • As fotos deverão ser apresentadas no formato 20 x 30 cm, coloridas, em papel mate ou fosco, e por CD (1 por autor).
  • Não será permitido o uso de montagens e/ou efeitos, tratamento de imagem por computador.
  • Os participantes deverão identificar no verso de cada fotografia inscrita, através de uma etiqueta adesiva, o pseudônimo e a posição da foto.
  • A ficha de inscrição (clique aqui) deverá ser encaminhada num envelope fechado, junto com o envelope das fotos (este deverá estar lacrado, com o pseudônimo do lado de fora). Obs.: O pseudônimo não deve estar relacionado ao nome do autor.
  • A autoria das fotografias será conhecida somente após o processo de julgamento das mesmas.
  • As fotografias inscritas não serão devolvidas e passarão a fazer parte do acervo da SBD-RESP, podendo ser utilizadas em exposições, divulgações, etc.
  • Os participantes deverão apresentar uma autorização de cessão de imagem (clique aqui) da(s) pessoa(s) que aparecer(em) na foto, caso ela esteja totalmente identificada. A SBD-RESP não se responsabilizará pelo direito de imagem.
  • O não cumprimento desse regulamento elimina o participante.
  • Caberá a Diretoria da SBD-RESP a coordenação do Concurso.
  • O Júri será composto por 03 membros indicados pela Diretoria da SBD-RESP.
  • A entrega do material deverá ser feita pelo correio ou pessoalmente na sede da SBD-RESP: Rua Machado Bittencourt, 361 – Cj. 1307 – Vila Clementino – São Paulo – 04044-001 – SP.
  • Prazo máximo para entrega 31/08/2019.

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